quarta-feira, 11 de maio de 2011

[Fique por dentro] História do Distrito de Lagoa Redonda/BA

Olá caros alunos e alunas!


Como já dissemos aqui neste blog em outra oportunidade, o Colégio João da Costa entende que a cultura de um povo começa quando o mesmo conhece a si próprio e a sua origem.

Por isso, estamos disponibilizando neste post, um pequeno histórico sobre o Povoado Lagoa Redonda.

Confira e fique por dentro!

O povoado Lagoa Redonda, município de Itapicuru/BA foi fundado há 200 anos. Está situado próximo às margens do Rio Real.

Em épocas de enchentes o povoado, ficava alagado e, quando o rio baixava suas águas, formava-se uma grande lagoa em forma de círculo, daí deu-se à origem ao nome do povoado.

As atividades econômicas desenvolvidas no passado eram: plantações, fabricações de calçados e vários curtumes.

Nessa época existiam 37 casas, a feira livre era realizada em frente à atual delegacia onde fica o pé de tamarindeiro. A ponte faz a divisão entre os estados Bahia e Sergipe e foi inaugurada em 1942 pelo ex-governador Landulfo Alves e Juracy Magalhães.

Os principais líderes políticos foarm: Tomaz Frebônio da Rocha e José Candido dos Santos.

Em 1930, a pequena capela já existia como um centro religioso católico. Foi reformado em 29 de junho de 1983 no paroquiato do Padre Justino.
Como festas populares tínhamos e ainda temos: festa do padroeiro São Pedro, festa de concertina (Sanfona).

O povoado também tinha um time de futebol próprio, o Ipiranga.

A educação no passado funcionava no método tradicional, a escola ficava situada próximo a ponte e já possuía o nome atual (João da Costa Pinto Dantas Junior). Tendo como primeiros professores: Maria Freire, Lúcia, Lourdes, Clarice Barbosa, Valdice Santos, Dalva Barreto Leite, Rosa Eglê, Neuza, Batista, Clarice Santos. Alguns alunos como: Fernando Gilvan, Conceição, Paulo, Fausto, Rosa Inês, Tereza Angélica, Tarcísio, Luiz, Carlos Jorge e Raimundo (o popular Pelé), Lucia Barreto e José Alves de Menezes (Zé de Maria Mulata) fizeram parte do corpo discente.

Verificamos hoje a evolução desse povoado, onde contamos com o Colégio João da Costa Pinto Dantas Júnior, que recebeu esse nome em homenagem ao seu fundador que era o chefe político do município (Saiba mais aqui).

Hoje, funciona com: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio em três Turnos com 65 professores, uma diretora, três vice-diretores, uma secretária e uma coordenadora pedagógica.

A escola foi reformada na gestão do prefeito João Alfredo Monteiro Pinto Dantas em 5 de março de 2005, sendo secretária de educação Florinda Barreto Oliveira.

Além desse magnífico colégio, temos também o Hospital Maternidade Ribeiro Cruz, que tem contribuído bastante no atendimento à saúde da população da Lagoa Redonda e vizinhança (cidade de Tobias Barreto/SE).

Temos também a Rádio Clube, o Posto de Fiscalização, Posto de Gasolina com atendimento completo, Fábricas, Posto Policial, e um comércio diversificado.

Confira, a seguir, algumas imagens do Povoado Lagoa Redonda


Entrada do Pov. Lagoa Redonda (sentido Tobias Barreto/Itapicuru)



Hospital e Maternidade Ribeiro Cruz



Posto Fiscal


Quadra Poliesportiva



CMJCPDJ - Colégio Municipal  João da Costa Pinto Dantas Júnior


Ponte que interliga o pov. Lagoa Redonda com o município de Tobias Barreto


O blog do Colégio João da Costa agradece às alunas Ariele Vieira e Valéria Araújo (8ª série A, vespertino) pelo registro, em fotos, do Pov. Lagoa Redonda.


Fonte: Arquivo do CMJCPDJ

6 comentários:

  1. PARABENS GOSTEI MUITO DE SABER,UM POUCO MAIS SOBRE O POVOADO QUE MORO.ADORO MORAR AQUI.BJS

    ResponderExcluir
  2. Colégio João da Costa - Lagoa Redonda/BA9 de julho de 2011 16:29

    Obrigado por sua participação!

    O objetivo deste blog é justamente servir a todos que compõem o Colégio João da Costa e a Comunidade da Lagoa Redonda em geral, com informações e conteúdos de qualidade!

    Um abraço!

    P.S.: Ao comentar as postagens identifique-se para que possamos interagir melhor, ok!


    Blog João da Costa

    ResponderExcluir
  3. MAIS UMA VEZ PARABENS AOS AMIGOS DO HOSPITALEIRO POVOADO DE LAGOA REDONDA EM ITAPICURU. E, PARABENS AO COMPANHEIRO CRIADOR DO BLOG. (Antonio José de Oliveira, funcionario aposentado da Secretaria da Fazenda da Bahia, que trabalhou nessa querida Comunidade. Hoje, aqui, Povoado Bela Vista - Serrinha-Bahia).

    ResponderExcluir
  4. volto a enviar o meu fraternal abraço ao povo da querida comunidade Lagoa Redonda. Abaços a LULA (Luis Cláudio) e outros amigos - Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista em Serrinha-Ba.

    ResponderExcluir
  5. adorei saber um pouco da lagoa redonda e mata a soudade pois estou em sao paulo fiquei muito feliz

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amigos moradores de Lagoa Redonda, agora DISTRITO DE LAGOA REDONDA, essa terra de pessoas hospitaleiras onde trabalhei há 20 anos no nosso posto da Secretaria da Fazenda.
    Um abraço para os amigos dessa querida terra,
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir